portugal

Redução de pessoal aumentará produtividade, diz Bagão

O ministro das Finanças e da Administração pública, Bagão Félix, defende que a redução de pessoal na Função Pública vai permitir aumentar a produtividade do sector, da qual dependem os respectivos aumentos salariais.

António Bagão Félix, que falava aos jornalistas depois de ter participado no encerramento do 2º Congresso da Administração Pública, disse que os funcionários públicos terão mais aumentos salariais, quanto maior for a produtividade, que aumentará com a redução de pessoal dado que as mesmas tarefas serão asseguradas por menos trabalhadores.

A redução de pessoal na administração pública é uma meta do Governo, reafirmada pelo ministro das finanças, que reconhece a existência de funcionários a mais em determinados serviços públicos ao mesmo tempo que faltam trabalhadores noutros.

O trabalho a tempo parcial, a redução do tempo de trabalho, a mobilidade entre serviços e as rescisões amigáveis de contratos são algumas das formas possíveis de reduzir pessoal apontadas.

Para rejuvenescer a administração pública o ministro aposta em dar efectividade à bolsa de emprego público, tornando-a numa coisa dinâmica e respeitada por todos.

Dar oportunidade aos jovens licenciados desempregados de trabalharem na administração pública, pagando-lhes um pouco mais do que já recebiam de subsídio de desemprego, é outra das formas defendidas por Bagão Félix para rejuvenescer e melhorar a administração pública.

Bagão Félix defendeu o aumento da produtividade como um dos objectivos fundamentais da reforma da Administração Pública, e salientou a formação profissional como outro dos pontos importantes da reforma.

Redação