portugal

Cavaco Silva lidera mas está em queda nas intenções

O antigo primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva lidera as intenções de voto para as próximas eleições presidenciais mas desceu mais de quatro pontos percentuais desde Julho, indica um Barómetro presidencial da Marktest para o DN e a TSF.

No Barómetro do mês de Julho, Cavaco Silva registou 40 por cento das intenções de voto para as presidenciais (a sua melhor prestação de sempre), tendo descido para os 38,6 por cento em Setembro e para 35, 8 em Outubro.

Na sondagem, o socialista António Guterres, outro ex-primeiro- ministro, permanece em segundo lugar nas preferências dos portugueses para Belém, mas com menos de metade das intenções de voto de Cavaco Silva, 16,7 por cento.

Este é o melhor resultado do actual presidente da Internacional Socialista no barómetro presidencial desde Março deste ano, quando estava nos 13 por cento, um ponto percentual abaixo da sua melhor marca de sempre, os 14 por cento registados em Setembro de 2003.

No terceiro lugar do Barómetro presidencial encontra-se o antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, com 12,8 por cento de intenções de voto.

A partir do quarto posto, nenhum dos nomes dos possíveis candidatos às eleições presidenciais de Janeiro de 2006 alcança resultados acima dos 10 por cento.

O ex-Presidente da República Mário Soares, que chegou a estar em segundo lugar, está agora no quarto posto, com 6,4 por cento, seguido por um histórico fundador do CDS, Diogo Freitas do Amaral, com 2,5 por cento.

Na sexta posição encontra-se o presidente da Assembleia da República, João Bosco Mota Amaral, com 1,9 por cento, seguido dos socialistas Jaime Gama (1,4 por cento) e João Soares (1,1 por cento).

A sondagem foi realizada pela Marktest para o DN e a TSF, consistindo em 813 entrevistas feitas a residentes em Portugal Continental entre 19 e 21 de Outubro deste ano.

Redação