portugal

Portugal vai enviar 130 militares

O ministro da Defesa anunciou, esta sexta-feira, que Portugal vai enviar 130 militares para o Afeganistão no 2º semestre de 2005. Paulo Portas disse ainda que o OE2005 prevê 60 milhões de euros para as despesas das forças nacionais destacadas em missões no estrangeiro.

O reforço da presença militar portuguesa no Afeganistão passa pelo envio de 130 militares na segunda metade do próximo ano, anunciou hoje o ministro da Defesa, na Assembleia da República.

Conforme explicou Paulo Portas, numa reunião conjunta das comissões parlamentares da Economia e Defesa, este grupo segue para Cabul para operações de segurança no aeroporto da capital afegã.

O ministro revelou ainda que o total de militares portugueses empenhados em missões no estrangeiro, em 2005, vai rondar os 700 homens, sendo que quase metade estará no Kosovo e 240 na Bósnia.

O Orçamento de Estado para 2005 (OE2005), segundo Portas, prevê cerca de 60 milhões de euros para as despesas das forças nacionais destacadas em missões no estrangeiro.

Ainda assim, o ministro garantiu que está em condições de anular, no próximo ano, o passivo relacionado com as forças portuguesas em missão no estrangeiro.

Redação