O Governo vai procurar apoios comunitários para comparticipar em parte os 49,5 milhões de euros previstos para a recuperação do Túnel do Rossio. O minsitro das Obras Públicas disse ainda que pelo menos cinco «entidades com currículo» vão concorrer à obra.
O Governo vai tentar conseguir apoios comunitários para a ajuda à obra de recuperação e modernização do túnel ferroviário do Rossio que, em princípio, ficará fechado cerca de um ano e meio até Junho de 2006.
A informação foi dada pelo ministro das Obras Públicas no Parlamento, em resposta às perguntas dos deputados que questionaram António Mexia sobre o financiamento dos 49,5 milhões de euros para a obra.
«Está-se a estudar um misto entre esforço da REFER, comparticipação do Estado, estando nós mesmos a desenhar o maiores esforços para ter eventualmente alguns apoios comunitários», explicou.
Perante os parlamentares, o titular da pasta das Obras Públicas indicou ainda que a REFER vai lançar um concurso limitado para a obra, com o mínimo de cinco consórcios e com a aprovação do Governo.
«Isto passa provavelmente por um decreto-lei que autorize a REFER a fazer um concurso chamando no mínimo cinco entidades com currículo», explicou o ministro, que pretende com esta medida encurtar o processo de reabertura do túnel em quatro a sete meses.
Com esta medida, António Mexia quer evitar a abertura de um concurso internacional, o que impossibilitaria a reabertura do túnel em Junho de 2006
Na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o ministro reiterou que não há qualquer ligação entre este túnel e o do Marquês e assegurou que durante a obra de recuperação do túnel do Rossio haverá uma constante monitorização dos solos.
António Mexia explicou ainda aos deputados que para que fossem minorados os efeitos do encerramento do túnel que liga o Rossio a Campolide, a 22 de Outubro, por razões de segurança, houve a necessidade de aumentar a frequência de comboios na Linha de Sintra, bem como metros e autocarros expresso.
O Governo deverá abrir concurso para esta obra em Janeiro e instalar o estaleiro em Fevereiro.