A Ordem dos Advogados anunciou este sábado que o contrato de seguro destinado a apoiar causídicos, que tenham de indemnizar clientes, vai aumentar para o dobro no próximo ano.
Segundo revelou o bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, a partir de 1 de Janeiro de 2005, o seguro de responsabilidade profissional passa a ser de 100 mil euros, contra os 50 mil euros actualmente.
A duplicação do seguro, garantido pela Ordem a todos os advogados que tenham as quotas em dia, foi negociada pelo bastonário com uma multinacional do sector que ganhou o concurso público para prestar este serviço em 2004.
Questionado pela Agência Lusa, o bastonário negou que a decisão possa interferir no processo das eleições da Ordem, que se realiza a 3 de Dezembro, argumentando que ele não é candidato neste sufrágio.
Foi ainda anunciado por Miguel Júdice que o advogado português Manuel Cavaleiro Brandão, actual segundo vice-presidente da Confederação de Advogados Europeus, deverá assumir, em breve, as funções de primeiro vice-presidente da organização para 2005.