O Presidente da República, Jorge Sampaio, cancelou por motivo de doença a participação na Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo que se realiza a partir sexta-feira na Costa Rica.
De acordo com uma nota emitida esta terça-feira pelo palácio de Belém «a
agenda do Presidente da República foi cancelada até quinta-feira, dia 18, por motivo de doença».
Uma «infecção das vias aéreas superiores» impedirá Jorge Sampaio de se deslocar à Costa Rica para participar na Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo em S. José», explica a nota.
O primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, já tinha cancelado a sua participação na Cimeira Ibero-Americana, a 19 e 20 de Novembro, devido à votação do Orçamento de Estado para 2005 no Parlamento, disse à agência Lusa fonte oficial.
A proposta orçamental para 2005 será votada em plenário, na generalidade, nos dias 17 e 18 de Novembro, estando a votação final global marcada para 7 de Dezembro.
Portugal estará representado na Cimeira Ibero-Americana pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, embaixador António Monteiro.
O texto da Presidência da República refere que «o Presidente da República retomará a agenda na sexta-feira em Belém onde tem encontros marcados com o primeiro-ministro e com o ministro da República», Monteiro Diniz.