Na semana que marca o início do julgamento do processo Casa Pia ainda não há uma resposta ao recurso interposto pelo Ministério Público e pelo advogado da instituição no Tribunal da Relação, no que se refere aos casos de Herman José e Paulo Pedroso.
Se o Tribunal da Relação der uma resposta ainda esta semana, sobre a pronúncia de Herman José e Paulo Pedroso, só muito dificilmente vão ser julgados em simultâneo com os outros arguidos do processo Casa Pia.
Manuel Costa Andrade, especialista em Direito Penal, esclarece qual a única circunstância em que seria ainda possível o julgamento conjunto se fosse esse o entendimento do colectivo de juízes.
«Se chegar ao primeiro dia do julgamento e este for adiado, tudo é possível», explicou.
A primeira sessão do julgamento está marcada para quinta-feira. Costa Andrade diz que em caso de pronúncia de Herman José e Paulo Pedroso o cenário que se afigura mais provável é a separação de julgamentos.
«Se entretanto o julgamento já se tiver iniciado, o natural é que corra um julgamento autónomo contra essas pessoas se eventualmente viessem a ser pronunciadas», explicou.
No final de Maio, a juíza Ana Teixeira e Silva considerou que não foram recolhido indícios suficientes para levar Herman José e Paulo Pedroso à barra do tribunal.