portugal

Morreu Fernando Valle (actual.)

O médico Fernando Valle, fundador do PS, morreu esta sexta-feira em Coimbra, aos 104 anos, avançou a Câmara Municipal de Arganil, em comunicado. O funeral realiza-se, sábado, às 16:00.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Arganil, Rui Silva, amigo e conterrâneo de Valle, disse que o presidente honorário do PS «teve uma morte serena» enquanto dormia na sua casa, em Coimbra.

Segundo o autarca, Fernando Valle foi encontrado de manhã por familiares já sem vida.

O corpo segue ainda hoje para Coja, sua terra natal, sendo que o funeral realiza-se, sábado, às 16:00.

Um lutador pela liberdade

Fernando Baeta Cardoso do Valle nasceu na Cerdeira (Coja), a 30 de Julho de 1900, oriundo de uma família de médicos com ideias republicanos.

Na sua terra exerceu a actividade clínica desde 1926, após concluir a licenciatura em Coimbra. Foi médico municipal e delegado de saúde, funções de que foi demitido por Salazar.

Galardoado com a Ordem da Liberdade (Grande Oficial) e Ordem de Mérito (Grã-Cruz), Fernando Valle, ainda enquanto estudante de Medicina na Universidade de Coimbra, participou nas lutas reinvindicativas e progressistas da Academia.

Depois do 25 de Abril, foi o primeiro governador civil de Coimbra, um cargo que desempenhou entre 1976 e 1980. Logo após a «Revolução dos Cravos» foi presidente da comissão administrativa da Câmara Municipal de Arganil.

Da sua actividade cívica destaca-se, entre outras, a fundação da Sociedade Recreativa Argus, de que resultou mais tarde a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Argus, juntando todas as associações existentes em Arganil.

Após a morte de Tito de Morais, em Dezembro de 1999, Fernando Valle foi escolhido para novo presidente honorário do Partido Socialista.

Nas últimas eleições para secretário-geral do PS, foi o primeiro subscritor da candidatura do seu amigo Manuel Alegre.

Redação