portugal

«Transformou-se em realidade o que era óbvio em Julho», diz Guterres

António Guterres considera que a decisão de Jorge Sampaio em convocar eleições antecipadas é a transformação em realidade do que era óbvio em Julho.

Para António Guterres, a decisão de Jorge Sampaio em dissolver o Parlamento e a convocar eleições antecipadas é a transformação em realidade de algo que já era óbvio em Julho.

Em declarações à agência Lusa, num comentário à decisão de Jorge Sampaio, o Presidente da Internacional Socialista, António Guterres, lembrou o teor da conclusão da sua conversa com o Presidente da República em Julho, quando este o convocou para o Palácio de Belém para decidir se convidava Pedro Santana Lopes a formar novo Governo PSD/CDS-PP.

«Quando fui consultado pelo Presidente da República em relação à hipótese de formação deste Governo, tive a ocasião de dizer à comunicação social que tinha transmitido (ao chefe de Estado) o óbvio», lembrou Guterres.

«Hoje, o que já então era óbvio, transformou-se em realidade», disse o ex-primeiro-ministro, deixando assim implícito que sempre defendeu a realização de eleições antecipadas após a saída de Durão Barroso da chefia do Governo para exercer as funções de presidente da Comissão Europeia.

Redação