portugal

Mário Soares sem vontade de voltar à política activa

No dia em que faz 80 anos, Mário Soares, confessa à TSF que não voltará à vida política activa. O histórico socialista diz que já dedicou demasiado tempo a este sector e por isso coloca de lado uma candidatura à presidência da República.

Em entrevista à TSF e lançando um olhar sobre o seu longo passado político, Mário Soares diz que não se arrepende de nada.

«Não sou muito dado a arrependimentos nem a exames de consciência. Penso, tomo uma opinião, a minha opção e sigo em frente, se possível a assobiar, mas não me fico a lamentar», afirmou.

Interrogado sobre se existe alguma possibilidade de uma nova candidatura à presidência da República, Mário Soares diz que «seria perder muito tempo e já perdi demasiado com a política».

O histórico socialista fala ainda do actual momento político e concorda que o PS deve pedir aos portugueses a maioria absoluta, mas se não o conseguir defende que deve aliar-se à esquerda.

«Se não tiver maioria absoluta, tem que fazer uma coligação com os outros partidos da esquerda, a mim não me repugna», adiantou.

Quanto a José Sócrates, Mário Soares promete ficar atento, explica que não o entusiasma, embora tenha o seu apoio e realça que o actual líder chegou ao lugar de secretário-geral «por força de um voto popular dentro do PS».

A entrevista na íntegra a Mário Soares pode ser ouvida na TSF depois do noticiário das 13 horas.

Redação