O Governo vai dar posse, dentro de dois dias, à nova direcção do organismo que substitui o Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho. As escolhas estão a causar mau estar, porque os novos responsáveis saem de gabinetes ministeriais.
Jorge Gaspar, vai ser o novo presidente do Instituto para a Segurança, Higiene e Saude no Trabalho, a nova designação do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT).
A equipa liderada pelo ex-chefe de gabinete do secretário de Estado do Trabalho Pais Antunes, toma posse na próxima quinta-feira e integra outros ex-membros do Governo.
Do gabinete do ministro Fernando Negrão, vai sair José Mota Leal que está actualmente no programa de Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil. Mota Leal assume uma das vice-presidências do organismo.
O segundo vice-presidente, Eduardo Leandro, está na actual direcção de João Veiga e Moura e vai continuar na nova direcção de Jorge Gaspar.
Na quinta-feira, o ministro Álvaro Barreto dará posse à direcção do novo Instituto para a Qualidade na Formação.
Maria Teresa Paixão, ex-adjunta do secretário de Estado do Trabalho, José Carlos Frias e Alfredo Simões são os escolhidos para a direcção deste instituto.
Estas mudanças estão a causar mau estar entre os funcionários do antigo IDICT, que não percebem o que leva o Governo a nomear agora novas direcções para estes institutos, quando dentro de mês e meio se realizam as eleições para escolher o novo executivo.