portugal

BE promete viabilizar Orçamento Rectificativo ao PS

O Bloco de Esquerda decidiu hoje viabilizar a um futuro Governo do PS o seu Orçamento Rectificativo para 2005, mas recusará estabelecer com os socialistas qualquer acordo global ou entrar para um executivo liderado por José Sócrates.

No final da reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, o dirigente Fernando Rosas afirmou ainda que os bloquistas recusarão votar a favor de qualquer moção de rejeição (que seja apresentada pelo PSD, CDS-PP ou PCP) ao programa do Governo do PS, se este partido vencer as eleições legislativas a 20 de Fevereiro.

«Não permitiremos o regresso da direita ao poder sem darmos primeiro uma oportunidade para o PS governar. Teremos a preocupação de não frustrar o mandato que for conferido pelos eleitores a um Governo do PS», declarou Fernando Rosas.

No entanto, após os primeiros meses de um eventual Governo socialista, o Bloco de Esquerda promete assumir uma atitude mais vigilante na Assembleia da República.

Interrogado sobre a possibilidade de o Bloco de Esquerda viabilizar a um eventual executivo socialista o Orçamento do Estado para 2006, Fernando Rosas deu uma resposta seca: «Aí, logo veremos.»

Fernando Rosas frisou depois que o Bloco de Esquerda não aceitará entrar para um Governo do PS, ou estabelecer com esta força política um acordo global de carácter político para a próxima legislatura.

Por seu turno, Francisco Louçã adiantou à TSF que, caso o PS ganhe as eleições de Fevereiro, o bloco não vai permitir que o PSD ou PP chumbem o programa de Governo do PS.