portugal

Santana limitou-se a anunciar outra conferência, diz oposição

Em reação à conferência de imprensa conjunta de Santana Lopes e Bagão Félix sobre o défice orçamental, a oposição afirma que o Governo não disse nada, limitando-se a anunciar uma outra conferência em que será eventualmente apresentada uma solução.

«A conferência de imprensa mostra bem o primeiro-ministro que temos. Santana Lopes convocou uma conferência de imprensa para anunciar que o Governo vai dar outra conferência de imprensa dentro de dois dias», disse à TSF Pedro Silva Pereira, porta-voz do partido socialista.

«A verdade é que o governo fracassou em manter o défice abaixo dos três por cento. Por isso o que prevemos para a próxima quinta-feira é mais um truque contabilístico que não vai resolver nenhum problema do país», sublinhou.

Na conferência de hoje, «o Governo mostrou as queixas do costumes, desta vez contra o Eurostat, também em relação ao orçamento de Durão Barroso», conclui o socialista.

Na mesma linha, Agostinho Lopes, do PCP, considera que a conferência de hoje foi um mero acto de «propaganda eleitoral». «esperávamos que houvesse uma resposta ao problema das receitas extraordinárias, e afinal não disseram nada, a não ser que havia outra conferência», acrescentou.

Também Francisco Louça diz que Bagão Félix e Santana Lopes «não tinham nada para dizer». «Daqui a dois dias anunciam uma solução, então porque é que não falaram só daqui a dois dias. Hoje, o Governo limitou-se a procurar outros culpados» para a situação do défice, acrescentou o dirigente do Bloco de Esquerda.