portugal

Luís Amado vai receber comissão do Parlamento Europeu

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, vai receber os deputados da comissão temporária do Parlamento Europeu (PE) que está a investigar os alegados voos da CIA. O PE disse ontem que o Governo português tem sido um dos mais relutantes em prestar esclarecimentos sobre este assunto.

Luís Amado disse à imprensa, à margem da cerimónia de tomada de posse do novo secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que recebe «toda a gente no seu gabinete» e que «não há nenhum pedido de audiência que até hoje não tenha sido satisfeito». «Portanto, receberei os deputados do Parlamento Europeu com todo o gosto», acrescentou.

A comissão temporária do Parlamento Europeu sobre a CIA decidiu segunda-feira enviar uma missão a Portugal para um encontro com o chefe da diplomacia, argumentando não ter recebido uma resposta de Lisboa para uma audição em Bruxelas.

O ministro reiterou que a posição do governo português nesta questão «é de clarificação de todas as questões colocadas pelos deputados da Assembleia da República e pelos deputados do Parlamento Europeu».

«Não tem havido nenhuma pergunta que tenha ficado sem resposta», afirmou.

Questionado sobre a alegação feita segunda-feira pelo eurodeputado social-democrata Carlos Coelho, que preside à comissão temporária do PE, segundo o qual o envio da missão foi decidido porque Luís Amado não respondeu ao convite para se deslocar a Bruxelas para uma audição, o ministro rejeitou a acusação.

«Eu não disse que não ia a Estrasburgo. Dei foi uma resposta em relação a elementos que foram pedidos e que eu penso que são importantes para a própria comissão avaliar a situação», disse Luís Amado.

Segundo Carlos Coelho, a missão da delegação da comissão temporária deverá realizar-se entre a última semana de Novembro e primeira de Dezembro, precisou Carlos Coelho.

Redação