portugal

Teixeira dos Santos minimiza pedido de demissão

O ministro das Finanças respondeu ao líder do Governo Regional da Madeira que pediu a sua demissão. Teixeira dos Santos diz que Alberto João Jardim «não tem legitimidade» para fazer este tipo de exigências.

O ministro das Finanças diz que o líder do Governo Regional da Madeira não tem qualquer legitimidade para «andar a pedir a demissão do senhor Santos» e deverá perceber que a lei é igual para todos.

«Acho que num Estado democrático quem determina o Governo é a Assembleia da República e quem determina a composição do Governo é o senhor primeiro-ministro. Não estou absolutamente nada preocupado, porque nenhum desses órgãos ou personalidades se pronunciou. Quem se pronunciou não tem qualquer legitimidade para o fazer», afirmou.

«A lei é clara, as regras são para todos sem excepção, seja um simples cidadão do continente ou das ilhas, seja um responsável político qualquer que seja o cargo que ocupe, o local onde se encontre», acrescentou.

Alberto João Jardim tinha afirmado que Teixeira dos Santos devia-se demitir da pasta das Finanças por estar a orquestrar um ataque político à Madeira com os cortes financeiros.

As palavras de Teixeira dos Santos que responderam ao líder madeirense foram proferidas no Luxemburgo à entrada da reunião de ministros das Finanças da União Europeia.

O ministro afirmou ainda nesta ocasião que o Governo vai cumprir a promessa de não aumentar os impostos.

Redação