O PSD responsabiliza o Governo pela não concretização da instalação de um pólo do MIT em Portugal, acusando o Executivo de utilizar as parcerias assinadas com o instituto científico norte-americano para «disfarçar o fracasso».
Pedro Duarte, que falava no Parlamento, disse que «esta encenação serve, essencialmente, para esconder os erros e para esconder o claro revés do Governo em todo este processo».
O Governo e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) assinaram hoje um acordo de parceria nas áreas de gestão e engenharia, que envolve sete universidades e um financiamento público global de 32 milhões de euros às instituições nacionais envolvidas.
Apesar de ter considerado «positivas» as parcerias assinadas, Pedro Duarte acusou o executivo de «falhar rotundamente no objectivo essencial que tinha traçado», recordando que, há um ano e meio, chegou a ser anunciada a instalação em Portugal de um pólo do MIT.
«Devido a conflitos surdos dentro do Governo, publicamente denunciados pelo então coordenador do Plano Tecnológico - professor José Tavares - o país foi, naturalmente, perdendo a fiabilidade e atractividade que um projecto desta dimensão mereceria», criticou o deputado social-democrata.
Para Pedro Duarte, esta foi «uma oportunidade perdida» que atribuiu exclusivamente à «irresponsabilidade» do Governo, lembrando que o MIT acabou por decidir instalar o referido pólo em Espanha.