portugal

Jardim pondera demissão, diz DN Madeira

O presidente do Governo Regional da Madeira estará a ponderar demitir-se do cargo para «baralhar os prazos traçados pelo PS», a nível regional e nacional, diz o DN Madeira. Contudo, os dirigentes do PSD e do PS da região não acreditam que Alberto João Jardim se vá demitir.

O presidente do Governo Regional da Madeira está a ponderar demitir-se do seu cargo para «precipitar um processo de eleições antecipadas», noticia a edição desta quinta-feira do «Diário de Notícias da Madeira».

De acordo com o matutino madeirense, Alberto João Jardim terá deixado «escapar esta predisposição junto do seu círculo», se bem que os dirigentes da oposição como os colaboradores do líder madeirense definam «esta teoria como especulação».

Segundo o DN Madeira, o objectivo de Jardim com esta demissão seria o de «baralhar os prazos traçados pelo PS», a nível regional e nacional, «para o derrube do próprio Jardim, tendo tudo a ver com as eleições de 2008».

Assim, a demissão de Jardim, que se encontra em Bruxelas a participar numa reunião plenária do Comité das Regiões, nada terá a ver com a recente polémica da Lei das Finanças Locais que opõe o presidente do Governo Regional da Madeira ao Executivo da República.

PSD e PS madeirenses não acreditam em demissão de Jardim

Ouvido pela TSF, um dos vice-presidentes do PSD-Madeira considerou que a notícia do DN Madeira é «especulativa», muito embora realce o facto de se estar a viver um «momento bastante grave no relacionamento entre a Região Autónoma da Madeira e Lisboa».

«É natural que algumas coisas inesperadas aconteçam, mas não estou contudo a dizer que esse cenário se vá colocar. Para mim, esta matéria é especulativa, porque não corresponde a nada que de alguma forma se tenha falado no PSD. Mas dadas as circunstâncias algumas situações inesperadas podem-se colocar», acrescentou Miguel de Sousa.

Para este dirigente dos sociais-democratas madeirenses, a «Madeira vai ter de se defender do ataque que está a ser vítima por parte do actual Governo da República».

O líder do PS-Madeira também não acredita que Alberto João Jardim se vá demitir e que a notícia que dá conta desta intenção tem como único objectivo distrair os madeirenses.

«Trata-se de mais uma manobra do dr. Jardim, mais uma entre as muitas que ele já nos habituou para distrair outra vez a opinião pública sobre a verdadeira realidade do estado da economia e das finanças», explicou Jacinto Serrão.

Em declarações à TSF, o líder dos socialistas da Madeira classificou o estado das finanças da região como «calamitoso, tendo em conta o grande número de dívidas que foi contraído nos últimos anos» e entende que Alberto João Jardim «quer levantar poeira para iludir mais uma vez os madeirenses».

Redação