O ministro da Presidência diz que o Governo está «sempre disponível» para discutir todas as matérias na Assembleia da República. Porém, Pedro Silva Pereira, remete o agendamento de novos debates para decisões a tomar em conferência de líderes parlamentares.
Esta quinta-feira, CDS-PP pediu a realização de um debate mensal com o primeiro-ministro no Parlamento antes da discussão do Orçamento do Estado para 2007, que começa a 7 de Novembro.
A introdução de portagens em algumas SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador), novos aumentos de IRS para os pensionistas e os aumentos previstos na electricidade são apenas alguns dos assuntos que o Grupo Parlamentar do CDS diz justificarem a presença do primeiro-ministro no Parlamento.
Sem responder em concreto ao pedido do CDS-PP, o ministro da Presidência afirmou que «os debates parlamentares são acordados e agendados em conferência de líderes na Assembleia da República».
«O Governo está sempre disponível para debater todas as matérias», disse, antes de se referir ao pedido de debate sobre as SCUT.
«A questão das SCUT não é a primeira nem será a última vez que estará em debate na Assembleia da República», apontou, antes de salientar que, na política do executivo, em torno desta matéria, «não há qualquer contradição».
«O programa do Governo é exactamente o mesmo, palavra por palavra, do que estava inscrito no compromisso eleitoral apresentado [pelo PS]», acrescentou Pedro Silva Pereira.