portugal

PSD acusa Governo de instrumentalizar RTP

O PSD acusou, esta segunda-feira, o executivo socialista de «governamentalização» da RTP. O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, rejeitou a acusação e lembrou que a administração da televisão pública se mantém desde o Governo PSD/CDS-PP.

Na discussão em comissão parlamentar da proposta do Governo de Orçamento de Estado (OE) para 2007, o deputado do PSD Agostinho Branquinho, afirmou que «o PSD vê com profunda preocupação o que se passa hoje na televisão pública».

«A televisão pública é hoje, infelizmente, o exemplo acabado de governamentalização dos meios de comunicação social», acrescentou.

Na resposta, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que tutela a comunicação social, devolveu a crítica ao PSD, considerando a acusação de Agostinho Branquinho «uma mirada tardia a um espelho».

«Posso não fazer mais nada mas um mérito já ninguém me tira: foi comigo no Portugal democrático que uma mudança de Governo não significou uma mudança da administração da televisão pública», sublinhou Santos Silva.

O ministro desafiou ainda o deputado do PSD, se a questão for de âmbito pessoal, que apresente provas de alguma interferência sua na RTP.

«Se é uma questão de avaliação, o senhor deputado tem de se conformar com a Constituição, que impede o Governo de avaliar a independência da informação da RTP e RDP, remetendo essa tarefa à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC)», concluiu Augusto Santos Silva.

Redação