O Conselho de Administração da Metro do Porto acusa o Tribunal de Contas de «insídia», «deturpação de números» e «omissão de factos relevantes» no seu relatório sobre a gestão da empresa. A Metro do Porto anuncia ainda que vai processar o Diário de Notícias por considerar «difamatória» a notícia publicada hoje pelo jornal que acusa a empresa de «gestão danosa».
Em comunicado, a administração da Metro do Porto (MP) afirma que o Tribunal de Contas (TC) «resolveu insidiosamente expor e colocar em causa» o regime remuneratório dos administradores da empresa, «deturpando números e omitindo factos relevantes».
«A insídia é semelhante à que resultaria se, por hipótese obviamente recusada, os autarcas da Área Metropolitana do Porto resolvessem também expor e questionar os vencimentos e mordomias dos doutos juízes do TC», salienta a administração da empresa.
O TC divulgou segunda-feira, no seu site na Internet, um relatório em que recomenda à Assembleia Geral da MP que reaprecie a atribuição de cartões de crédito para despesas de representação aos administradores não executivos, nomeadamente a Valentim Loureiro e Narciso Miranda.
Este relatório já levou o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, a afirmar que o Governo quer mudar o modelo de gestão da MP.
No seu comunicado de hoje, o Conselho de Administração da MP afirma estar «seguro do enorme sucesso do projecto, tanto em termos absolutos como quando comparado com a realização e gestão de projectos e obras congéneres no sector dos transportes».
A administração presidida por Valentim Loureiro dá como exemplos as «obras da Refer, CP, Carris e Metropolitano de Lisboa e o especialmente bloqueado projecto do Metro do Sul do Tejo, todos em gestão directa do Estado e nunca abordados publicamente pelo TC com o estrondo com que faz relativamente à MP».
A MP reafirma que os prémios de gestão «não são pagos desde 2003, por iniciativa do presidente da Comissão Executiva [Oliveira Marques], e por razões que em nada têm que ver com o incómodo que manifestamente causam aos infelizes relatores do relatório do TC».
Metro do Porto vai processar Diário de Notícias
No comunicado, a MP refere ainda que decidiu mover um processo-crime contra o Diário de Notícias por considerar «difamatória» a notícia publicada hoje pelo jornal, com a manchete «Metro do Porto investigado por suspeitas de gestão danosa».
Segundo o DN, «o Ministério Público tem em curso um inquérito onde estão a ser investigados alguns dos factos evidenciados pela auditoria do TC que pôs em causa a administração da empresa».
A Metro do Porto explica que o TC «mandou notificar o procurador-geral adjunto adstrito àquele tribunal do teor do relatório de auditoria» mas, «por despacho de 13 de Novembro de 2006», o procurador «ordenou o arquivamento imediato dos autos», facto que, na opinião da empresa, foi «propositadamente omitido» pelo DN, «para assim poder faltar à verdade».