Todos os partidos com assento parlamentar aceitam a data anunciada por Cavaco Silva para a consulta Pública sobre a despenalização do aborto.
Luís Marques Guedes, do PSD, diz que os sociais-democratas concordam com a data e salienta que a campanha não deve ser partidarizada.
«Sempre dissemos que íamos concordar com a data escolhida pelo Presidente da República e portanto achamos a data adequada», afirmou o deputado do PSD.
«Por outro lado, concordamos que a campanha deve decorrer com serenidade, como defendeu o Presidente, mas também defendemos que a campanha deve decorrer sem que haja uma partidarização», acrescentou o deputado.
Alberto Martins, líder parlamentar do PS, considera que 11 de Fevereiro é uma data adequada e aquela que o PS sempre achou a mais conveniente.
«É uma data adequada, corresponde à data que achamos necessária para que haja uma discussão com tempo de maturação. É uma data equilibrada», acrescenta.
Pelo PCP, que votou contra o referendo, Bernardino Soares considera que, se o referendo tem que acontecer, a data é bem escolhida: «Já que estão esgotadas as outras hipóteses, achamos que a data é adequada e estaremos empenhados para que o "Sim" vença este referendo».
Nuno Melo, reitera a posição do CDS/PP e volta a defender que onde o Presidente da República vê "despenalização da interrupção voluntária da gravidez", o CDS continua a ver «liberalização do aborto»...
Bloco de Esquerda também concorda com a data. Cecília Honório destaca o facto do Presidente da República ter apelado para que a campanha seja cívica e esclarecedora.
«Achamos importante que o PR tenha apelado a uma campanha séria e esclarecedora. Nós estamos apostado na viragem desta página e temos a certeza que o povo português se vai pronunciar a favor de uma causa que tem a razão do seu lado», disse a deputada.
Os portugueses vão ser chamados a responder à pergunta: «Concorda com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez até às 10 semanas, por opção da mulher e em estabelecimento de saúde autorizado?».
A Campanha oficial acontece entre 30 de Janeiro e 9 de Fevereiro.