portugal

Movimentos pelo "Sim" e pelo "Não" concordam com data

Os movimentos pelo "SIM" e também pelo "NÃO", no referendo ao aborto, aceitam a data anunciada por Cavaco Silva para a consulta Pública. Ambos os movimento garantem que estão preparados para fazer uma campanha esclarecedora.

Nas reacções à data anunciada para o referendo, Margarida Neto, médica psiquiátrica da plataforma "Não-Obrigado", garante que desde 1998 que estão preparados para fazer campanha contra a despenalização.

«Estamos preparados desde 1998 para a campanha. Temos os movimentos cívicos a trabalhar no terreno há muito tempo, sabemos bem o drama da mulher e quais são as alternativas e ajudas que fazem com que a mulher repense essa decisão tão difícil de abortar», avisa.

Maria Graciete da Cruz, do "Movimento pelo Sim", sublinha a importância do apelo de Cavaco Silva para um debate esclarecedor e elevado, e defende acima de tudo um debate sem falsos argumentos.

«Eventualmente o prazo podia ser mais alargado para um debate mais esclarecedor, mas as organizações que estão a favor da despenalização não têm parado, portanto o debate ira desenvolver-se de maneira a acabar com esta situação que envergonha o próprio país», salienta.

Os portugueses vão ser chamados a responder à pergunta: «Concorda com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez até às 10 semanas, por opção da mulher e em estabelecimento de saúde autorizado?».

A Campanha oficial acontece entre 30 de Janeiro e 9 de Fevereiro.

Redação