portugal

PSD defende articulação «permanente e efectiva»

O grupo parlamentar do PSD defendeu, esta segunda-feira, a necessidade de uma articulação «permanente e efectiva» entre a Procuradoria-geral da República e a Polícia Judiciária, a fim de melhorar o combate à corrupção.

No final de uma reunião com Pinto Monteiro, o líder do grupo parlamentar do PSD afirmou que o partido ficou «preocupado com o facto de o PGR transmitir que não tem havido de facto uma articulação, e também coordenação, permanente e efectiva entre a procuradoria e a Polícia Judiciária».

Marques Guedes disse que se trata de uma área onde Pinto Monteiro «está empenhado em conseguir melhorar procedimentos e fazer um forte investimento».

Da reunião, que teve como objectivo reflectir sobre as medidas a tomar para melhorar o combate à corrupção, saiu igualmente duas outras preocupações do PSD e também do PGR, nomeadamente a necessidade de recorrer a peritos externos e de uma melhor gestão da informação.

Marques Guedes considerou importante «a gestão da informação e a capacidade que tem de haver no acesso e no cruzamento de dados de várias bases de dados importantes para perseguir o crime de corrupção».

Outra das preocupações dos social-democratas assenta na «capacidade da Procuradoria-geral da República e da Polícia Judiciária em poderem recorrer a peritos externos, quer na área informática, quer económica, que permita suprir dificuldades que os próprios quadros internos da procuradoria têm».

Sobre a conversa com Pinto Monteiro, o líder do grupo parlamentar do PSD considerou-a «muito proveitosa», sublinhando que levará à reunião de terça-feira com a direcção da Polícia Judiciária todas estas questões preocupantes no combate à corrupção.

Redação