Portugal assinou esta terça-feira, em Bruxelas, um acordo de cooperação que vai permitir uma maior cooperação entre forças policiais. Segundo o ministro da Administração Interna, António Costa, esta proposta deverá entrar em vigor em Dezembro de 2007.
Portugal assinou hoje, em Bruxelas, um acordo de cooperação, já ratificado pela Alemanha e Áustria, com o objectivo de permitir uma maior cooperação entre forças policiais.
O acordo - que terá ainda de ser ratificado pela Assembleia da República - prevê, entre outras medidas, que as forças policiais de um Estado-membro possam intervir noutro país, conforme explicou o ministro da Administração Interna.
«O acordo permite que forças policiais de um Estado-membro participem em acções de manutenção de ordem pública no território de outro Estado-membro em cooperação com as autoridades desse próprio Estado-membro», disse António Costa.
No último mundial de futebol, a Alemanha já tinha convidado forças policiais europeias a desenvolver acções no seu território, embora com restrições.
O acordo a que Portugal se junta hoje permite que as diferentes forças policiais possam actuar num território de um Estado-membro a convite deste e com capacidade plena.
Segundo António Costa, esta proposta deverá entrar em vigor a partir de Dezembro de 2007.