O administrador da NAV, ouvido pela comissão do Parlamento Europeu que está a investigar os alegados voos ilegais da CIA, assegurou que a empresa apenas controla os aviões e não o que estes transportam. Os responsáveis do INAC, também ouvidos por esta comissão, não falaram aos jornalistas.
O administrador da NAV Portugal assegurou, esta quarta-feira, que a empresa pública responsável pela navegação aérea apenas é responsável pelo controlo dos aviões e não pelo que é transportado no seu interior.
À saída de um encontro com a Comissão Temporária do Parlamento Europeu que está a investigar os alegados voos ilegais da CIA, Fernando Carvalho sublinhou que a NAV «não policia o espaço aéreo português, limita-se a prestar serviço».
«Como tal, as perguntas foram feitas e a NAV respondeu dentro das suas competências. A NAV controla aviões, controla massas metálicas, não sabe o que vai dentro do avião, nem tem de saber», acrescentou este responsável.
A Comissão do Parlamento Europeu, que tem prevista uma conversa com o ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado ainda esta quarta-feira, também já falou com os responsáveis do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), que à saída do encontro não prestaram declarações.