portugal

Comissão sem sala para reunião na AR

Os eurodeputados da comissão temporária do Parlamento Europeu sobre os voos da CIA não tiveram uma sala na Assembleia da República, para se reunirem com os deputados portugueses, já que o espaço previsto se encontrava fechado.

Às 15:00, quando eurodeputados e deputados da Assembleia da República se dirigiram à Sala do Senado esta encontrava-se fechada.

Perante a impossibilidade de realizarem aí a reunião, os membros da comissão temporária deslocaram-se à sala do grupo parlamentar social-democrata, onde estiveram durante cerca de vinte minutos com os representantes do PSD, CDS, PCP e BE.

O PS recusou deslocar-se à sala do PSD e manifestou disponibilidade para receber os eurodeputados no seu grupo parlamentar, o que acabou por acontecer apenas por breve minutos, já que a comissão tinha um encontro marcado com o ministro dos Negócios Estrangeiros.

No final, PCP e BE consideraram este incidente vergonhoso para o prestígio da Assembleia da República, enquanto os socialistas remeteram a responsabilidade organizativa para o PSD.

O PSD negou ser responsável por esta falha, e já pediu uma audiência ao Presidente da Assembleia da República.

A comissão temporária do Parlamento Europeu deslocou-se hoje a Portugal para proceder a investigações sobre alegados voos ilegais da CIA, tendo tido reuniões esta manhã com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto Nacional de Aviação Civil e Navegação Aérea de Portugal.

O presidente da comissão temporária do Parlamento Europeu sobre os voos da CIA, Carlos Coelho, lamentou o incidente mas considerou que o mais importante foi «a substância do encontro».

Redação