José Sócrates congratulou-se, esta sexta-feira, com o apoio dos líderes europeus à realização da cimeira UE/África em Lisboa, em 2007. O primeiro-ministro considera que é «uma boa notícia» para a próxima presidência portuguesa da União Europeia.
O Conselho Europeu, que terminou hoje em Bruxelas, apoiou a
aprovação de «uma estratégia conjunta» de europeus e africanos «na segunda Cimeira UE/África, a realizar no segundo semestre de 2007, em Lisboa».
Para o chefe do Governo português, «o Conselho decidiu que não se esperasse mais e que a cimeira com África fosse realizada no próximo ano em Lisboa. É uma boa notícia para Portugal e para a nossa presidência».
«Esta boa notícia é resultado de meses de insistência da diplomacia portuguesa junto dos seus parceiros da UE, sublinhou.
José Sócrates apontou que Portugal chamou «várias vezes a atenção da União Europeia» para a necessidade de relançar o diálogo com África, há muito suspenso «sem qualquer razão», pelo que vê agora com satisfação que esse esforço foi «persuasivo».
Assinalando que a realização da cimeira «sempre foi uma prioridade» de Portugal para a sua presidência da UE, no segundo semestre de 2007, Sócrates afirmou que, agora que foi aprovada pelos 25, vão ser «imediatamente lançados» os preparativos necessários para a sua celebração.
Quanto à agenda, o primeiro-ministro defendeu a necessidade de o encontro «dar enfoque» às questões da «migração e apoio ao desenvolvimento, de que África está tão carente».