portugal

UnI vai pedir suspensão do encerramento

A Universidade Independente vai pedir a suspensão do despacho de Mariano Gago que determina o encerramento definitivo da instituição. O departamento jurídico diz que aguarda as decisões sobre duas providências cautelares na sequência de despachos que a Independente considera feridos de ilegalidades.

A Universidade Independente (UnI) vai pedir a suspensão do despacho do ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, que determina o encerramento definitivo daquela instituição de ensino no final de Outubro.

Em comunicado, o departamento jurídico da UNI defende que aguarda as decisões definitivas sobre as duas providências cautelares interpostas pela Universidade, na sequência de três despachos ministeriais assinados por Mariano Gago: sobre a fundamentação para o reconhecimento de interesse público da instituição e para declarar provisoriamente o encerramento compulsivo da universidade.

O departamento jurídico adianta que a UnI sente-se ferida de diversas ilegalidades e, na mesma nota, sustenta que a verificar-se a nulidade dos despachos, o documento ontem assinado pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior, sobre o encerramento da Universidade, não produz quaisquer efeitos jurídicos.

Neste cenário, a Universidade pede a suspensão do despacho ministerial e adianta que os graves danos causados à universidade vão ser no devido tempo imputados aos respectivos responsáveis.

Redação