portugal

Menezes desafia Mendes para debates

O candidato à liderança do PSD Luís Filipe Menezes desafiou este domingo o seu adversário e actual líder, Marques Mendes, a aceitar participar em debates nos meios de comunicação social para motivar os eleitores sociais-democratas.

Numa carta aberta dirigida a Marques Mendes a que a Lusa teve acesso, Luís Filipe Menezes convida o seu adversário para «aceitar debates na comunicação social» como forma de motivar o interesse dos militantes.

Menezes acredita que a realizarem-se, os debates «ajudarão o PSD a virar-se para fora» e darão a conhecer as ideias dos candidatos, para além de servirem de fórum para «denunciar pública e veementemente as graves e irresponsáveis medidas» que acusa o PS de praticar.

O candidato à liderança dos sociais-democratas manifesta-se convicto de que os debates são a maneira de «recuperar a imagem do PSD na opinião pública» para que o partido «se recredibilize na sociedade portuguesa» como capaz de ser alternativa ao PS em 2009.

Aproveitando para criticar o actual líder do PSD, Luís Filipe Menezes acusa na carta Marques Mendes de se «demitir das funções de presidente da Comissão Política Nacional» ao convocar eleições no dia da derrota eleitoral do PSD nas intercalares para a Câmara de Lisboa.

«Essa derrota foi o clímax de todo um processo degenerativo e de desagregação do projecto e equipa que [Marques Mendes] apresentou aos militantes do PSD desde a sua eleição em Pombal», afirma o actual presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.

Para Menezes, os maus resultados da candidatura do PSD tiveram origem nas «constantes derrotas políticas» da actual liderança nos debates mensais com o primeiro-ministro, a par de uma «constante e gravosa queda nas sondagens».

Por isso, pretende um debate «aberto e frontal» para que os militantes possam comparar os dois projectos de liderança.

Redação