portugal

PSD exige explicações sobre ausência do Governo na homenagem

O PSD reclama explicações da ministra da Cultura sobre a ausência do Governo nas comemorações do centenário de Miguel Torga. Os sociais-democratas querem que Isabel Pires de Lima deixe de actuar com base em «simpatias, gostos ou férias».

O PSD quer que a ministra da Cultura explique, no Parlamento, o que levou o Governo a não se fazer representar domingo nas comemorações do centenário de Miguel Torga.

Em declarações à TSF, Emídio Guerreiro, deputado do PSD, adiantou que, no mesmo requerimento que foi redigido a pedir a presença da ministra para explicar os motivos do afastamento da directora do Museu Nacional de Arte Antiga, será feito agora um acrescento para que Isabel Pires de Lima justifique também a ausência de um membro do Governo nas cerimónias alusivas ao centenário de Miguel Torga.

«Miguel Torga é um dos grandes vultos da nossa cultura recente, pelo que não faz qualquer sentido que o Governo tenha estado ausente», considerou.

«Quando a sra. ministra estava a marcar as suas férias, devia ter planificado as coisas por forma a que o Governo estivesse representado ao mais alto nível nesta evocação», acrescentou.

Emídio Guerreiro afirmou ainda que «é altura da ministra da Cultura perceber que o cargo que exerce e deixar de condicionar a sua actuação com base em simpatias, gostos ou férias».

Redação