portugal

Bloco de Esquerda rejeita coligações com PS

O Bloco de Esquerda rejeitou, este sábado, coligações autárquicas com o PS para as eleições de 2009. A única excepção é a Madeira, para fazer frente ao que Francisco Louça chama de «desvario jardinista».

Porque se quer afirmar como a Esquerda Socialista, o Bloco de Esquerda (BE) rejeita, desde, já qualquer coligação pré-eleitoral com o PS para as eleições autárquicas de 2009.

A deliberação saiu da reunião da Mesa Nacional do BE, que decorreu este sábado em Lisboa, com Francisco Louça a assegurar que, «na evolução da política portuguesa, haverá muitos mais protagonistas que os actuais que colaborarão e que terão a sua voz nesta transformação do mapa da esquerda para uma alternativa ao PS».

«Há muitas formas de colaboração que desenvolveremos neste contexto, não faremos coligações com o PS nas eleições de 2009», frisou.

A única excepção é a Madeira onde, segundo Louçã, o Bloco de Esquerda admite coligações com o PS e outras forças politicas de Esquerda para fazer frente «ao desvario jardinista».

A reunião de hoje da Mesa Nacional do BE serviu também para ratificar o acordo entre o Bloco de Esquerda e o PS para a Câmara de Lisboa.

Dos 73 elementos presentes, 12 votaram contra por considerarem que o acordo com António Costa é inédito e lamentável por alinhar com aquilo que chamam de politicas neo-liberais do Governo de José Sócrates.

Redação