O CDS-PP vai questionar a RTP por esta não estar a transmitir a participação portuguesa no Mundial de râguebi. A revelação foi feita, esta segunda-feira, pelo vice-presidente da bancada parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares.
O dirigente popular lembrou que esta «é a primeira vez que Portugal está num Mundial de râguebi», ainda por cima numa presença «muito significativa, uma vez que é a única selecção amadora».
«É um feito da maior importância para o râguebi e até para o desporto português. A modalidade tem uma grande identificação com a comunidade nacional», lembrou Pedro Mota Soares.
De acordo com o dirigente centrista, essa identificação foi visível «na forma como foi entoado o hino, quer pelos jogadores, quer pelos muitos adeptos portugueses, muitos deles emigrantes em França».
Para Pedro Mota Soares, «milhões de portugueses não tiveram oportunidade de ver este jogo, porque está a ser transmitido em sinal fechado e não em canal aberto como deveria ser».
«Esta participação é de interesse público. A RTP devia ter conseguido assegurar a transmissão destes jogos. Vamos perguntar à RTP o que aconteceu, porque não está a transmitir o Mundial. E ainda que tipo de diligências irá fazer para que no futuro este tipo de acontecimentos seja transmitido em canal aberto», considerou o vice-presidente da bancada parlamentar do CDS-PP.
Os encontros do Mundial de râguebi estão a ser transmitidos em sinal fechado pela SportTV, que adquiriu em exclusividade a transmissão da totalidade dos 48 encontros da competição.
Apesar dos jogos das selecções nacionais se enquadrarem na lista de transmissões televisivas de interesse público, anualmente definida pelo Governo, a participação dos «lobos» no Mundial não foi contemplada, visto o apuramento ter sido obtido cinco meses depois de ter sido actualizada aquela lista.