O Bloco de Esquerda (BE) defende que Maria José Nogueira Pinto não tem condições para coordenar a revitalização da Baixa-Chiado. Em causa estão as declarações da antiga vereadora que quer impedir a abertura de lojas chinesas na zona.
José Sá Fernandes já tinha condenado as palavras de Nogueira Pinto que declarou guerra às lojas chinesas instaladas na baixa da cidade. A ex-vereadora defendeu mesmo a criação de uma Chinatown.
Agora o BE vai mais longe e diz que não quer Maria José Nogueira Pinto no projecto de reabilitação da Baixa-Chiado.
O BE considera estas declarações «inaceitáveis». Pedro Soares defende que Nogueira Pinto não tem condições para ocupar o cargo para o qual foi convidada.
«Consideramos que são declarações insustentáveis e que em vez de defenderem uma cidade multicultural apontam para cidade dividida em guetos», afirma Pedro Soares.
O bloquista considera ainda que «uma pessoa que faz declarações de carácter xenófobo não pode estar à frente de um projecto para Lisboa com a importância económica e social que terá a revitalização da Baixa-Chiado».
O presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Chineses em Portugal não vê a proposta da antiga vereadora com maus olhos.
Ouvido pela TSF, Choi Man Hin, desvaloriza a polémica e lembra que em todas as grandes capitais existe uma Chinatown e por isso até pode ser bom.
«Não é uma discriminação, até pode ser bom, tudo depende da forma como se realizará o projecto», defende.
O presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Chineses em Portugal diz que depende do local, considerando que uma eventual Chinatown não poderia ficar longe do centro de Lisboa.