portugal

Marques Mendes acusa Menezes de criar «ruído»

Marques Mendes acusou Luís Filipe Menezes de criar «ruído» sempre que a direcção do partido apresenta uma proposta, algo que está a prejudicar o partido em várias sondagens. Antes, Menezes tinha criticado a forma como líder do PSD tem feito oposição ao Governo.

O presidente do PSD reconheceu, na terça-feira à noite, que as sondagens relativas ao partido «podiam ser melhores», situação que Marques Mendes atribuiu em parte ao «ruído» que o seu adversário nas directas dos sociais-democratas tem criado.

Num debate na SIC Notícias, o líder social-democrata acusou Luís Filipe Menezes de criar «um ruído sistemático, permanente, que obviamente prejudica a imagem do partido» sempre que a direcção liderada por Marques Mendes apresenta uma proposta.

Como exemplo deste ruído, Marques Mendes lembrou as objecções apresentadas por Menezes na questão relativa à nomeação de Armando Vara para a administração da Caixa Geral de Depósitos, criticada pelo PSD, mas elogiada pelo adversário de Marques Mendes.

Estas declarações de Marques Mendes surgiram depois de Luís Filipe Menezes ter considerado que «ao fim de dois anos e meio, o PSD não arranca nas sondagens, não se impõe».

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia entende ainda que a forma que Marques Mendes tem feito oposição ao Governo desde o congresso do partido em Pombal, em Abril de 2005, não tem sido a mais apropriada.

«Não conseguimos ganhar um único debate parlamentar, não conseguimos apresentar um discurso alternativo», adiantou Menezes, que recordou que Marques Mendes fez uma «oposição contundente» a Durão Barroso e a Pedro Santana Lopes.

Na resposta, Marques Mendes voltou a insistir que tudo tem feito para assegurar a unidade do partido, tendo negado alguma vez ter feito «qualquer campanha de carácter sistemático e de guerrilha» tal como o autarca de Gaia o acusou.

Num outro ponto do debate, Marques Mendes criticou as contradições no discurso de Menezes, nomeadamente no que toca à redução dos impostos, isto depois de «há um ano, o doutor Luís Filipe Menezes ter defendido a redução gradual de impostos».

«É importante ter credibilidade, não podemos dizer uma coisa hoje e o seu contrário amanhã. Dá notícia, mas temos de ter um pensamento estruturado», afirmou Marques Mendes.

Na resposta, Menezes criticou a proposta do seu adversário nas directas do PSD, ao dizer que a proposta de Marques Mendes para reduzir de imediato o IVA e o IRC é uma ideia «populista e pouco responsável».

Este foi o único debate entre Marques Mendes e Luís Filipe Menezes, dois dos candidatos que disputam a liderança do PSD nas directas do partido marcadas para 28 de Setembro.

Redação