portugal

Presidente demite-se por falta de «confiança política»

Demitiu-se o presidente do conselho de administração da Agência de Energia e Ambiente de Lisboa. António Prôa alega falta de «confiança política» com o actual Governo camarário, considerando que o cargo que ocupava é de nomeação política.

António Prôa, que no executivo anterior da Câmara Municipal era vereador com pelouros, nomeadamente do Ambiente e Espaços Verdes, eleito nas listas do PSD, justificou a sua demissão por considerar que «não faz sentido que com a nova realidade política [na autarquia] se mantenha o presidente do Conselho de Administração da Agência Lisboa E-Nova».

«É normal. Houve eleições intercalares, cujo resultado é conhecido, e o cargo de presidente da Agência é também uma nomeação política», disse à agência Lusa.

António Prôa considera que «deixou de haver uma relação de confiança política» com a actual maioria socialista, aliada ao Bloco de Esquerda, pelo que «em coerência, não há condições» para se manter no cargo.

«Tive sempre uma óptima relação com os outros membros do conselho de administração. A incompatibilidade é haver diferenças políticas. Eu ainda acredito que os partidos são diferentes», justificou.

Num comunicado distribuído hoje, António Prôa afirma estar certo de que «o actual executivo da Câmara Municipal de Lisboa não deixará de continuar a apoiar a importante actividade e trabalho da Agência Lisboa E-Nova».

A Lisboa E-Nova dedica-se a projectos de planeamento urbano, construção e desenvolvimento de energias alternativas e preservação dos recursos naturais como a água.

Redação