portugal

Menezes vence eleições e apela à unidade (actual.)

Luís Filipe Menezes é o novo presidente do PSD e promete lutar pela unidade de todos os sociais-democratas. A «grande vitória» do ex-autarca de Gaia foi anunciada pouco depois da meia-noite, pelo porta-voz da candidatura, Ribau Esteves.

Já depois da uma da manhã Luís Filipe Menezes, que se esperava falar só no sábado de manhã, surgiu no hotel onde estavam os apoiantes da sua candidatura e fez o discurso da vitória, onde salientou a vontade de unir o partido.

«Como líder do PSD, a partir de hoje quero todos os dirigentes, todos os autarcas, simpatizantes que se dividiram de forma frontal unidos à volta do partido, não há dois PSD, só há um PSD», apelou.

«Todos são necessários, a única condição é estarem, disponíveis, quererem trabalhar, quererem em conjunto combater o Partido Socialista, o governo socialista», salientou o novo líder do PSD.

Luís Filipe Menezes deixou ainda «uma palavra de simpatia ao seu adversário Luís Marques Mendes». «Quer ele, quer todos os ex-líderes do partido, quer todos os dirigentes que podem emprestar o prestígio, a sua imagem, a sua vontade de trabalhar, todos eles serão chamados a combater nesta luta até 2009», disse.

Garantindo que pretende vencer as três eleições previstas para 2009 - europeias, autárquicas e legislativas -, Luís Filipe Menezes considerou justa «uma discriminação positiva» ao poder autárquico social-democrata.

«Iremos chamar ao combate já nas próximas semanas os presidentes de Câmara do PSD, os milhares de presidentes de junta do PSD tantas vezes ignorados e esquecidos», garantiu.

Ao Governo PS, o novo líder social-democrata prometeu «um combate leal mas determinado».

No seu discurso, Menezes fez ainda um apelo ao eleitorado social-democrata, que por vezes vota PS, outras vezes PSD.

«A família social-democrata está aberta para responder a todos esses sociais-democratas descontentes com o PS e que meteu a social-democracia na gaveta», apelou.

No final, Menezes agradeceu o apoio do seu mandatário nacional, Ângelo Correia, do seu porta-voz, Ribau Esteves, e do seu apoiante Eurico de Melo.

Antes de Luís Filipe Menezes, Ribau Esteves anunciou a vitória. «Pelos últimos dados que temos a diferença [entre os dois candidatos] andará entre os 3.500 e os 4.000 votos», afirmou, em declarações aos jornalistas.

«Esta grande vitória quer dizer que o PSD vai continuar a crescer», afirmou.

Quando a notícia da vitória de Menezes surgiu na SIC-Notícias, as largas dezenas de apoiantes do autarca de Gaia irromperam em gritos «vitória, vitória».

Redação