portugal

Duarte Lima rejeita liderança parlamentar

Duarte Lima afastou qualquer possibilidade de voltar a ser líder parlamentar do PSD, recordando que para si é mais importante presidir à Associação Portuguesa contra a Leucemia. No Fórum TSF, este ex-dirigente do PSD negou ter tido qualquer ligação ao Bloco Central tal como Marcelo Rebelo de Sousa afirmou.

O social-democrata Duarte Lima rejeitou, esta segunda-feira, a possibilidade de voltar a ser líder parlamentar do PSD, isto depois de ter sido apontado como possibilidade para o cargo por Marcelo Rebelo de Sousa.

No Fórum TSF, o ex-líder parlamentar do PSD não excluiu uma colaboração político com o novo presidente do partido, Luís Filipe Menezes, mas que não o impeçam de continuar como presidente da Associação Portuguesa contra a Leucemia.

«Não posso ter um lugar de envolvimento na política que me impeça de cumprir esta dever que para mim é moral. As obrigações que são tantas de um líder parlamentar não se compaginam com esta função», frisou.

Duarte Lima adiantou que para si é mais importante manter-se à frente da associação contra a leucemia que fundou, pois a sua «dívida para com a vida», o que o leva a dizer um «não claro» à liderança da bancada parlamentar do PSD.

Reagindo ao facto de ter sido acusado de ligações ao Bloco Central, o antigo líder parlamentar social-democrata considerou ainda que Marcelo Rebelo de Sousa se transforma por vezes em «costureirinha de bairro» nos comentários que faz na televisão.

«É uma espécie de tricotadeira de soalheiro em que aproveita o programa que tem para, como na teia de Penélope, fazer de dia e desfazer de noite, ou seja, utilizar aquele programa para não fazer análise política pura, mas para movimentar como quem movimento um tabuleiro de xadrez as peças que lhes interessa para os seus objectivos», disse.

Para Duarte Lima, os objectivos que o professor universitário pretende movimentar são «os objectivos no partido que ele não conseguiu cumprir até agora» e os «objectivos que ele já pré-anuncia para daqui a oito anos como candidato à Presidência da República».

Este antigo dirigente social-democrata aproveitou ainda para desafiar Marcelo Rebelo de Sousa a apresentar provas da ligação de Duarte Lima com o Bloco Central. «Caso contrário, direi que Marcelo Rebelo de Sousa faz intriga vulgar no seu programa», concluiu.

Redação