portugal

Solução para blindados dentro de «duas semanas»

O ministro da Defesa adiou, esta segunda-feira, a entrega dos primeiros sete blindados Pandur 8x8 por não estarem cumpridos todos os requisitos técnicos do contrato. Ainda assim, o Exército espera que o problema esteja resolvido dentro de «duas semanas».

O porta-voz do Exército, tenente-coronel Hélder Perdigão, adiantou que, nos chamados «testes de aceitação» os blindados, que vão substituir a «Chaimites», foram detectados vários problemas, nomeadamente hidráulicos, do sistema de controlo de direcção e algumas folgas mecânicas.

Agora, os veículos em que foram detectados problemas serão devolvidos à fábrica para reparação e o Exército espera tudo esteja resolvido «dentro de mais ou menos duas semanas», acrescentou Hélder Perdigão.

Depois de ter recebido do Exército informação de que nem todos os requisitos técnicos tinham sido cumpridos pela empresa austríaca, a Steyer, Severiano Teixeira optou por cancelar a cerimónia de terça-feira para a entrega das primeiras sete viaturas.

O adiamento foi justificado «por uma questão de rigor» relativamente ao «estabelecido contratualmente», segundo fonte governamental.

Fontes ministeriais afirmaram que os problemas foram detectados no lote de seis veículos produzidos na fábrica da Steyer, na Áustria, e não no blindado produzido na Fabrequipa, no Barreiro.

Redação