portugal

Ribau Esteves será novo secretário-geral

Ribau Esteves é o nome escolhido por Luís Filipe Menezes para suceder ao actual secretário-geral do PSD, Miguel Macedo, avança o Expresso online.

De acordo com o Expresso online, Ribau Esteves, porta-voz da candidatura de Luís Filipe Menezes nas eleições directas de sábado, deixará a autarquia de Ílhavo.

Mas numa entrevista à agência de notícias Lusa, a publicar na íntegra quinta-feira, Ribau Esteves terá dito que não tenciona abandonar a Câmara para exercer qualquer cargo político.

«Não perspectivo exercer funções no partido que me inibam de continuar a ser o presidente da Câmara de Ílhavo», afirma.

Ribau Esteves não confirmou à agência Lusa se será o novo secretário-geral do PSD na equipa de Luís Filipe Menezes, afirmando que este anúncio deverá ser da responsabilidade do recente líder.

«Fui porta-voz da candidatura e um dos rostos da campanha, pelo que é natural que haja a perspectiva de que venha a integrar algum cargo partidário. A questão neste momento cabe a Luís Filipe Menezes e a mim próprio. Se ele assim o entender e quando entender que é tempo, seja no congresso ou dias antes do mesmo, cabe-lhe a ele falar sobre isso», adiantou.

Ribau Esteves justifica o facto de ser ter reunido com Miguel Macedo logo após a vitória eleitoral com a necessidade de assegurar a transição.

«Temos de usar o bom-senso. A comissão política é a actual, saída da liderança de Marques Mendes, com quem faço a ponte, como representante pessoal de Luís Filipe Menezes. Foi nesse sentido que eu próprio reuni, logo após as directas, com Miguel Macedo e reiterei-lhe a confiança para gerir o partido até ao congresso», disse.

Na entrevista, Ribau Esteves considera ainda que «hoje em dia não é necessário estar em Lisboa para tomar decisões importantes», na medida em que muitas decisões podem ser tomadas com a ajuda de telefone ou Internet. O social-democrata salienta ainda que de carro se está em poucas horas na capital.

Redação