"Os Verdes" anunciaram, esta quinta-feira, que vão requerer a audição do ministro da Economia no Parlamento, para «confrontar» Manuel Pinho com a actual situação de «insuficiência de planeamento» e «transparência» na tomada de decisões em relação à Rede Eléctrica Nacional.
Numa declaração na Assembleia da República, o deputado Francisco Madeira Lopes disse que, «em nome do princípio da precaução, devem ser acautelados na medida do possível todos os riscos inerentes a novas linhas de alta tensão».
No entanto, acrescentou, deve «também proceder-se à reavaliação de algumas linhas de alta tensão já existentes».
Assim sendo, sublinhou, o ministro da Economia deve ser «confrontado com a actual situação de insuficiência de planeamento, de transparência e de participação na tomada de decisões em relação à rede nacional de transporte de electricidade».
Antes, Francisco Madeira Lopes recordou a recente decisão do Supremo Tribunal Administrativo, que mandou desligar a Linha de Muito Alta Tensão entre Fanhões e Trajouce, no concelho de Sintra.
«Constitui uma inegável vitória da luta das populações que nas várias localidades afectadas por aquela linha (...), como também de todos os outros cidadãos que em vários pontos do país têm protestado contra alguns traçados escolhidos pela REN», sublinhou.