portugal

João Jardim critica posição de PR sobre competências e poderes

Alberto João Jardim está em desacordo com o Presidente da República (PR). Em causa estão as novas competências e poderes das regiões autónomas. O presidente do Governo Regional a Madeira defende que o PR é que deve respeitar a opinião dos povos insulares e não o contrário.

Alberto João Jardim repudiou quarta-feira, em Bruxelas, a posição manifestada pelo Presidente da República contra a consagração de novas competências e poderes para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Durante a visita aos Açores, Cavaco Silva defendeu que os desafios das autonomias passam, sobretudo, pela concretização das políticas adoptadas, uma opinião com a qual o Presidente do Governo Regional da Madeira não podia estar em mais desacordo.

«As competências resultantes da última revisão constitucional remetiam para uns estatutos políticos e administrativos dos Açores e da Madeira. O sr. Presidente da República tem é que respeitar a opinião dos povos insulares, não é os povos insulares irem atrás da opinião do sr. Presidente da República», disse.

Alberto João Jardim defendeu ainda que Cavaco Silva veja «o que se está a passar em termos do respeito de direitos, liberdades e garantias dos povos insulares».

O Presidente do Governo Regional da Madeira também fez saber que espera não ouvir Cavaco Silva dizer na Madeira o que disse nos Açores, nomeadamente quando afirmou que os governos regionais dispõem já de um vasto conjunto de competências.

Redação