portugal

«As maiorias não se medem aos quilos», diz Menezes

O líder do PSD considera que «as maiorias não se medem aos quilos», numa alusão ao facto de não ter conseguido a maioria absoluta no conselho nacional do partido. A lista de Luís Filipe Menezes encabeçada por Mota Amaral elegeu, este domingo, 20 representantes de um total de 55 lugares.

A lista apresentada por Menezes ao Congresso do PSD, encabeçada por João Bosco Mota Amaral, conseguiu eleger apenas 20 dos 55 membros do conselho nacional, falhando assim a maioria absoluta, tal como tinha acontecido ao anterior presidente social-democrata, Marques Mendes.

O novo líder conseguiu 254 votos, elegendo menos três membros do que aqueles que o seu antecessor tinha conseguido no congresso da Póvoa do Varzim, em Maio de 2006.

Luís Filipe Menezes comentou com optimismo este resultado: «Tivemos grandes lideranças com maiorias de meia dúzia de votos, como a conseguida na Figueira da Foz por Cavaco Silva».

O líder social-democrata disse ainda sentir-se «em condições para ganhar ao PS em 2009»

A segunda lista mais votada para o Conselho Nacional foi a encabeçada pelo presidente da Câmara de S. João da Madeira e antigo secretário de Estado de Cavaco Silva, Castro Almeida, que conseguiu 212 votos e elegeu 17 representantes.

A lista de Castro Almeida, apoiante de Marques Mendes nas directas de 28 de Setembro, elegeu, entre outros o porta-voz da candidatura do ex-líder social-democrata, o autarca de Tavira, Macário Correia.

Seguiu-se a lista encabeçada pelo deputado Pedro Duarte, que conseguiu eleger 9 conselheiros, enquanto a lista liderada por Miguel Goulão conquistou 5 lugares.

A lista, encabeçada por Ângelo Pereira elegeu dois representantes, tal como a lista liderada por Fernando Luís Vales.

A lista de Paulo Moreira elegeu apenas um representante.

Redação