Pedro Santana Lopes confirmou, esta segunda-feira, a sua candidatura à liderança do grupo parlamentar do PSD, sublinhando que quer «ajudar no combate colectivo liderado por Luís Filipe Menezes».
No final de um encontro com o novo presidente social-democrata, Santana Lopes quebrou o tabu acerca da sua candidatura à liderança da bandaca parlamentar do PSD.
«Quero servir a minha candidatura. Quero servir as causas do partido defendidas pela liderança de Luís Filipe Menezes. Quero ajudar no combate colectivo liderado por Luís Filipe Menezes», afirmou Santana Lopes, em declarações aos jornalistas.
Pedro Santana Lopes adiantou ainda que se candidata à liderança da bancada com o apoio de Luís Filipe Menezes.
«Já tinha dito que só me candidataria se tivesse o apoio de Luís Filipe Menezes», lembrou. «Se mantenho disposição de me candidatar, depreendem o que senti nesta conversa, o que ouvi», acrescentou.
Questionado sobre se não haverá o risco de existir uma "liderança bicéfala" no PSD, Santana Lopes rejeitou tal tese, lembrando que a mesma previsão já tinha sido feita quando Durão Barroso era líder do partido e não se confirmou.
Santana Lopes disse também não sentir qualquer incómodo por ir agora liderar a bancada parlamentar, depois de já ter exercido o cargo de chefe de Governo, porque «serve-se o país no poder e na oposição».
«Desde que seja para combater por causas em que acredito, não importa o cargo. Devemos estar disponíveis para o combate em diferentes postos», declarou, sublinhando que esses «preconceitos» devem terminar.