portugal

PS e PSD quase empatados

O PS e o PSD surgem praticamente empatados no Barómetro DN/TSF/Marktest. Num estudo realizado após a eleições de Luís Filipe Menezes como líder do PSD, os sociais-democratas subiram oito pontos percentuais, ao passo que o PS que caiu cinco pontos.

O PS e o PSD surgem praticamente empatados nas intenções de votos dos inquiridos do Barómetro DN/TSF/Marktest, com os socialistas a ficarem apenas com uma curta vantagem de um ponto percentual em relações aos sociais-democratas.

Neste estudo realizado após a eleição de Luís Filipe Menezes para líder do PSD, os sociais-democratas subiram oito pontos no Barómetro, para os 35,9 por cento, com os socialistas a perderem, por seu turno, cinco pontos, descendo para os 36,9 por cento.

Assim, o PSD registou um dos seus melhores resultados dos últimos dois anos, ao passo que o PS, numa altura em que teve de enfrentar a mega-manifestação do Parque das Nações, registou o seu pior resultado neste período.

O resultado do PSD prejudicou, em particular, o CDS, que desceu cinco pontos e caiu para os 2,9 por cento, o pior resultado desde o regresso de Paulo Portas à liderança dos centristas.

Ainda segundo este Barómtero, como terceira força política surge o PCP com 12,3 por cento, com o Bloco de Esquerda a recolher 8,1 por cento.

Sobre o novo líder social-democrata, 48 por cento acreditam que Luís Filipe Menezes fará melhor oposição do Governo, 20 por cento defendem que essa oposição será igual, ao passo que 10 por cento entendem que será pior do que a feita por Marques Mendes.

Em termos de popularidade entre os líderes políticos, Menezes aparece com dois pontos positivos, mas ainda atrás do comunista Jerónimo de Sousa e do bloquista Francisco Louçã, que continuam a ser os líderes com mais apreciações positivas.

Abaixo de Jerónimo de Sousa, Louçã e Menezes, aparece o primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, que regista agora 20 pontos negativos, menos 10 pontos que em Setembro.

Pior que o líder socialista, apenas o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, que aparece com 30 pontos negativos.

Entre os ministros, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, é o melhor classificado, numa lista que é fechada pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, e pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

Ficha Técnica:

O Barómetro foi realizado pela Marktest para a TSF e o DN entre 16 e 19 de Outubro, com o objectivo de saber em quem votariam os inquiridos se as legislativas fossem hoje e qual a opinião sobre os representantes políticos.

Pretendeu-se ainda saber se na opinião dos inquiridos o PSD, como Luís Filipe Menezes como líder, fará melhor, igual ou pior oposição ao Governo do que com Marques Mendes.

Foram realizadas 803 entrevistas através de telefones fixos a indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal Continental, 423 das quais a mulheres.

Da totalidade das entrevistas, 164 foram feitas na Grande Lisboa, 90 no Grande Porto, 126 no Litoral Centro 154 no Litoral Norte, 177 no Interior Norte e 92 no Sul. O erro da amostra é de 3,46 por cento.

Redação