portugal

Menezes acusa Sócrates de intolerância

Luís Filipe Meneses acusa o Governo de «intolerância». Em causa está a posição do primeiro-ministro José Sócrates de limitar todas as decisões sobre o novo aeroporto de Lisboa aos estudos que forem feitos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Luís Filipe Menezes entende, ao contrário que o Governo deve levar em linha d conta todos os estudos realizados, nomeadamente aquele que foi apresentado ontem pela CIP em defesa do aeroporto em Alcochete.

«Obviamente que a decisão é política mas tem de colocar todos os estudos técnicos em posição de igualdade. E a posição de José Sócrates revela alguma intolerância quanto a estudos técnicos idóneos, como os da CIP, pondo a discussão em torno apenas de um estudo encomendado pelo Governo», salienta.

Para além do estudo da CIP há outros três ainda em curso: um do lnmec, outro da responsabilidade da Associação Comercial do Porto e um outro anunciado pelo presidente da câmara do Cartaxo.

A este respeito, o primeiro-ministro sublinhou ontem que, por muitos estudos que surjam sobre a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa, a decisão política é do Governo e terá apenas como fundamento a análise do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Redação