portugal

PR «tem que acreditar» no Governo, diz Menezes

O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, considerou esta terça-feira que o Presidente da República «tem que acreditar» no Governo, mas reafirmou as dúvidas quanto às intenções do executivo relativamente ao novo Aeroporto de Lisboa.

Luís Filipe Menezes comentou as declarações do presidente da República, Cavaco Silva, que frisou não poder acreditar na possibilidade do governo já ter tomado uma decisão sobre o novo aeroporto, à margem de uma reunião da Comissão Política do PSD.

«O Presidente da República disse o que é correcto, tem que acreditar que o governo não está a fazer uma encenação e, de facto, quer ouvir toda a gente e estudar todos os dossiers (sobre o novo aeroporto, antes de tomar uma decisão)», afirmou o líder social-democrata.

«Eu próprio quero confiar nisso, mas não posso deixar de dar voz a instituições que merecem todo o crédito, como a CIP», frisou Luís Filipe Menezes, assegurando que o PSD «quer acreditar até ao limite que o governo vai dialogar».

Questionado se acredita ou quer acreditar, Menezes foi claro: «Quero acreditar».

Para justificar a sua posição, apresentou alguns «factos», recordando que o governo «ia avançar com a Ota, mas, face a dúvidas levantadas, decidiu parar para reflectir».

«Quando surgiu o primeiro estudo (contra a Ota, da CIP), apareceu o primeiro-ministro a dizer que ia prevalecer o relatório do LNEC, depois veio o ministro das Obras Públicas dar a entender que ia dar uma vista de olhos no estudo da CIP e, logo depois, apareceu a RAVE a tentar desvalorizar esse estudo», salientou o líder social-democrata.

Para Menezes, «é legítimo duvidar se existe vontade do governo de apreciar todas as opiniões e estudos», defendendo que «seria muito grave se assim não fosse».

Redação