portugal

Cavaco vai pedir contas ao Governo

O Presidente da República garantiu hoje que dentro de um ano pedirá contas ao Governo sobre o Plano de Acção para a Estratégia do Mar, porque acredita que Portugal «pode afirmar-se como um centro de excelência internacional» na matéria.

Cavaco Silva falava em Olhão, durante uma visita à estação-piloto de aquacultura ali instalada, no âmbito do roteiro da ciência, que termina hoje na região.

Aos jornalistas, o Presidente revelou que durante o almoço de hoje, o secretário de Estado dos Assuntos do Mar lhe pediu para que no próximo dia 16 de Novembro de 2008 (precisamente dentro de um ano) faça um novo roteiro da ciência para saber como se encontra aquele plano estratégico.

Em resposta, o Presidente limitou-se a dizer: «Então prepare-se».

Com o roteiro para a Ciência, Cavaco Silva disse pretender juntar universidade e empresários em prol do mar e da investigação.

«O objectivo deste roteiro é sublinhar a importância da investigação científica para o desenvolvimento do país», disse o Presidente, revelando que já não entrava na Universidade do Algarve «há mais de uma dezena de anos», mas que ficou surpreendido por estar tão ampliada.

«Mostrar o que fazemos bem para que os bons exemplos sejam replicados noutros pontos do país e motivar os jovens investigadores» são outros dos objectivos da iniciativa que terminou esta noite na Universidade do Algarve.

Cavaco Silva disse ainda acreditar que as mentalidades mudaram e que actualmente as «interligações são muito mais fortes entre empresas e universidades» do que na altura em que era estudante.

«A jornada do roteiro da ciência quer também dar o contributo para que se passe da retórica para a acção no que diz respeito à estratégia nacional para o mar», sublinhou o Presidente da República, revelando estar à espera que dentro de dias o Governo apresente o «Plano de Acção Detalhado para a Estratégia do Mar».

Redação