portugal

PCP interpela Governo sobre repressão

O PCP vai interpelar o Governo por causa do «ambiente propício à repressão e atitudes persecutórias» que o Governo está a criar. O deputado Bernardino Soares diz que é o primeiro-ministro que está por detrás desta situação.

O PCP vai interpelar, esta quarta-feira, o Governo a propósito do «ambiente propício à repressão e atitudes persecutórias» que os comunistas entendem que o Executivo está a criar.

Como exemplo deste ambiente que está a ser criado, o líder da bancada comunista lembra as situações em que os «patrões sentem total impunidade quando comprimem o direito dos trabalhadores e sindicatos».

Na opinião de Bernardino Soares, é mesmo o primeiro-ministro que cauciona este tipo de políticas, nomeadamente com as iminentes aprovações das leis sobre a Segurança Interna e Investigação Criminal.

«Vai no sentido da sua politização e da sua possível instrumentalização para fins políticos. E como sabemos que o Governo pratica uma política fortemente lesiva da democracia social e económica sabemos que não hesita em lançar mão a instrumentos que limitam a democracia política», explicou.

Por isso, é preciso «tolerância zero se queremos defender um Estado democrático, livre e em que todos os direitos, dos trabalhadores, dos estudantes, dos partidos políticos e da intervenção política e sindical, possam ser protegidos e acautelados como valor máximo da nossa democracia e liberdade».