O candidato João Bernardo "Nino" Vieira regressou esta quarta-feira à Guiné-Bissau. À sua espera, no aeroporto, estavam mais de cinco mil pessoas.
O ex-presidente guineense derrubado no final do conflito militar de 1998/99 não prestou declarações aos jornalistas, tendo de imediato entrado numa viatura rodeado por um aparatoso dispositivo de segurança feito pelos seus próprios apoiantes.
"Nino" Vieira chegou às 15:45 locais (16:45 em Lisboa) a Bissau num avião da Air Senegal procedente de Dacar.
A chegada de "Nino" Vieira fez convergir para a Avenida 14 de Novembro milhares de guineenses, que gritaram vivas ao ex-presidente ao longo dos oito quilómetros que separam o aeroporto do centro da capital.
Fonte da candidatura do ex-presidente disse à Agência Lusa ser possível que o candidato às presidenciais de 19 deste mês faça declarações na sede nacional da campanha, situada na Avenida Amílcar Cabral em pleno centro de Bissau e a pouco mais de cem metros do parcialmente destruído palácio presidencial.
O trânsito ao longo da Avenida 14 de Novembro, estrada que simboliza a data em que "Nino" Vieira chegou ao poder em 1980, ficou completamente congestionado.