mundo

Schroeder tentou convocar reunião de emergência

O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, tentou organizar uma reunião de emergência dos países fundadores da União Europeia em Berlim, após o «não» dos franceses e holandeses à Constituição Europeia, admitiu hoje o porta-voz do governo alemão.

«O chanceler Schroeder entrou em contacto com chefes de estado e de governo europeus para debater a particular responsabilidade dos fundadores da União Europeia, face aos referendos», disse Bela Anda aos jornalistas na capital alemã.

No entanto, disse ainda o porta-voz do executivo, o primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, «tornou claro que actualmente não se sentia em condições de participar num tal encontro, o que temos de compreender e respeitar».

Os seis estados fundadores da comunidade europeia são, além da Alemanha e da Holanda, a Bélgica, a França, a Itália e o Luxemburgo.

O chanceler alemão reúne-se no sábado à noite com o presidente francês, Jacques Chirac, em Berlim, para debater a crise desencadeada pelos resultados negativos dos referendos ao Tratado Constitucional na França e na Holanda.

Schroeder reunir-se-á também na capital alemã a 13 de Junho com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para debater o processo de ratificação da Constituição Europeia.

Na agenda do encontro entre Schroeder e Blair estará também a questão do orçamento da União Europeia para o período de 2007 a 2013, que poderá ser aprovado no Conselho Europeu de 16 e 17 de Junho, em Bruxelas.

Redação